iG São Paulo
Cineasta famoso por documentários sobre trabalho e pobreza contraiu malária; ele tinha 54 anosO diretor austríaco Michael Glawogger, famoso por documentários sobre a população pobre de países em desenvolvimento, morreu durante filmagem na Libéria. O cineasta de 54 anos teria contraído malária enquanto trabalhava em um novo projeto.
"Foi com horror e tristeza que recebemos a notícia da súbita morte de Michael Glawogger", escreveu a associação Film and Music Austria em seu site nesta quarta-feira (23).
"Ele era uma das figuras mais proeminentes do cinema da Áustria", disse o produtor austríaco Danny Krausz em nome da associação. "Glawo, sua inesperada e trágica morte causa um buraco eterno em nossa paisagem cinematográfica."
Entre os trabalhos de Glawogger estão os documentários "Whores' Glory" (2001), "Trabalhos Mortais" (2005), "Megacities" (1998). Seu último trabalho foi um dos episódios da série documental "Cathedrals of Culture", sobre arquitetura.
O filme foi exibido no Festival de Berlim deste ano e o segmento de Glawogger era dedicado à Biblioteca Nacional da Rússia.